quinta-feira, 20 de maio de 2010

Os processadores nos consoles + Comparação Xbox 360 VS Playstation 3

Fala pessoal da Decades Games! Antes de tudo, quero avisar que a Game-Análise do Red Dead Redemption já está a caminho e que o Podcast ficará pronto esse final-de-semana! Então vocês tenham a certeza de que o final-de-semana será agitado!

Mas vamos ao post...

Eu não gosto de incentivar nenhum tipo de "Console War". O que eu quero mostrar aqui, é a evolução dos programadores em relação aos consoles.
Todos percebemos o quanto os jogos evoluíram desde o início dessa geração (2006~2007) até hoje (2010). E o que sempre existiu: A grande briga sobre qual dos consoles mais "possantes" dessa geração podiam gerar os melhores gráficos.

Antes de tudo vamos aos fatos.

 O Processador CELL do Playstation 3 é, inegavelmente, mais poderoso do que o Xenon do Xbox 360. Mas isso não é tudo.


O processador do Playstation 3 de 8 núcleos é extremamente eficiente, quando bem programado. Nós podemos perceber a potência real do console nos jogos exclusivos (God of War 3, Killzone 2, Uncharted 2: Among Thieves...), e falarem que o Xbox 360 "segura" os gráficos nos consoles, é a mais pura verdade. Se existisse apenas o Playstation 3, todos iriam se esforçar ao máximo para criar bons jogos... Mas esse não é o ponto. Apesar do Processador CELL ser bem mais "possante", considerando os consoles que existem hoje em dia, isso é irrelevante. O processador do Playstation 3 tem um grande (gigante) problema, a arquitetura do processador era (e ainda é) completamente desconhecida pelos produtores de jogos quando ele foi lançado, dando muito mais trabalho e custos para o desenvolvimento de jogos. E o Xenon de três núcleos do Xbox 360 usa um tipo de arquitetura comum para ser programado, facilitando o desenvolvimento.

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Pense na arquitetura dos processadores na seguinte maneira. O processador do Playstation 3 é uma mansão muito grande, bonita e tudo mais... O processador do Xbox 360 é um apartamento pequeno, mas com um bom espaço interno. Agora imagine os produtores do Playstation 3 tendo que enviar uma pessoa em cada quarto da mansão do "processador" e mandar elas entregarem um pacote (informação) e depois voltarem todo o caminho. Daria muito mais trabalho do que mandar uma pessoa andar por um espaço pequeno e simples, não?

Ta, mas no que tudo isso resultou?

Bem, pela sua arquitetura mais simples, o Xbox 360 ficou sendo o console padrão para o desenvolvimento de jogos (eles fazem um jogo multiplataforma primeiro no Xbox 360 e depois alteram ele para rodar no Playstation 3), e isso prejudicou muito a Sony. Foi praticamente uma bola de neve que foi aumentando de tamanho.






Vamos a uma listinha:

- O Xbox 360 foi lançado 1 ano antes que o Playstation 3 (Xbox 360 em 2006 e Playstation 3 em 2007), o que fez o Xbox 360 venderem muito mais unidades logo no início;
- O processador do Playstation 3 chegou prometendo muito, mas na hora os produtores viram a dificuldade de programar naquele processador, o que resultou em uma demora muito maior para o lançamento de jogos no console;
- O Xbox 360 foi escolhido como console padrão para criação de jogos;
- Diversos jogos que deveriam sair na data de lançamento do Playstation 3 ou um pouco depois, demoraram mais de 2 anos além do previsto para sair;
- O Xbox 360 foi o primeiro a ter grandes exclusivos, com o Playstation 3 só conseguindo ter grandes exclusivos em 2009.

Agora vamos entender essa catástrofe no início dessa geração. O Playstation 3 vendeu menos unidades, fazendo assim os jogos venderem em menor quantidade se comparados ao Xbox 360. E era mais complicado e caro para programar o Playstation 3.
Resultado: As produtoras não iriam investir uma quantia bem maior no Playstation 3 para os gráficos dos jogos ficarem mais parecidos com o do Xbox 360 já que eles não iriam vender tanto. Então eles faziam o melhor que desse no momento e deixavam assim (não entenda isso como "produtora incapaz", mas sim, "produtora com noção do mercado e não querendo falir/perder dinheiro").

Isso fez com que o Playstation 3 começasse a sua entrada no mercado de consoles com uma baixa muito grande. Mas esse ainda não é o foco desse post. O foco é, será que hoje, depois de 4 anos do lançamento do Xbox 360 e 3 anos do Playstation 3, as produtoras são capazes de programar no Playstation 3 tão bem quanto no Xbox 360? A resposta é Não!

Como está hoje em dia?

Infelizmente para os que possuem um Playstation 3 e felizmente para os que possuem um Xbox 360 (podem ficar mais felizes por terem os melhores gráficos nos consoles -pelo menos nos multiplataformas), o Playstation 3 ainda não consegue suprir com perfeição as necessidades para os produtores que utilizam o Xbox 360 como plataforma padrão.

Provas? Bem, vamos ao último maior lançamento da Rockstar (Red Dead Redemption), uma das maiores produtoras de games do mundo (que produz a franquia GTA), e comparar ambos os consoles:

(Na esquerda o Xbox 360 e na direita o Playstation 3)






Como viram nas fotos acima, o Xbox 360 possuí uma nitidez muito melhor no visual, texturas superiores e até alguns tipos de sombras melhorados. Claro, a diferença não é gigante como em jogos mais antigos, mas podemos notar que deve ter tido um esforço gigante da Rockstar para criar o game para o Playstation 3, porque um jogo ainda bem recente como o Bayonetta teve fluidez e gráficos bem piores do que no Xbox 360.

Mas e ai, concordam comigo? Discordam? Comentem e nos faça crescer!

16 comentários:

  1. Concordo totalmente,Mais o que me faz ser Caixista é exatamente 2 exclusivos lançados nesse ano,e tb acho que com o lançamento do project natal e talvez um Xbox 360 slim na E3 2010 e conseqüentemente a solução dos problemas no console da Microsoft,as vendas do Xbox irão disparar e ficar com uma alta vantagem em relação ao PS3,mais quem domina as vendas e o WII fazer o que né,sem falar que as quebras de exclusividade de alguns jogos do ps3 como MGS:Rising e talvez Final Fantasy versus..pode servir de incentivo para as pessoas optarem por um xbox360,sem falar que os jogos do ps3 são bem carinhos e o xbox pode-se destravar,então é isso!!

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  2. ola decades games adoro os videos de vcs ...
    mas nesssa questao eu nao concordo com vcs eu tenho os dois consoles. mais claro o ps3 descepcionou nesses 2 jogos red dead redemption e bayonetta, mais nao sei se vcs viram... o crysis 2 vai se sair melhor no ps3 no q no xboz e o jogo Rage tbm está por vim e o proprio diretor falou q tem mais facilidade de fazer ele no ps3 no q no xbox q vai precisar de 3 4 cds ... e é issu, continuem fazendo videos analises Vlw !

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  3. Fala "Anônimo"!

    Bem cara, falar de jogos que ainda não lançaram não da em nada... Só vamos saber a verdade quando eles realmente sairem.
    O que eu disse nesse post é que, querendo ou não, o PS3 é mais difícil de se programar, o que resulta nos gráficos um pouco inferiores em alguns jogos.

    E lembrando, isso não é a minha opinião, é um fato. Uma realidade.

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    1. Muito bem amigo... Comemorar antes da versão final... É fácil! E mais... A programação dos jogos é difícil mesmo. Tem jogos que são mais bem trabalhados... Outros nem tanto. Vai depender da desenvolvedora! Sei que o vídeo é antigo, mas tenho PS3 e além de gostar coleciono! Acho a 7ª geração FANTÁSTICA! Abraços!

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. esqueseram que processador sozinho nao faz jogos

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  6. eu tenho um xbox360 slim estou bem feliz pois e otimos os jogos os graficos sõa muito real os games e mais barato

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  7. Realmente o X-BOX tem jogos com graficos melhores que o Ps3, mais acredito que o X-box esta nos seus ultimos dias...o dvd ja não tem tamanho suficiente para os jogos modernos como se ve em Castlevania ou mesmo Rage... o que faz o Ps3 ser um console ainda com muita lenha para queimar, diferentemente do X-box que ja usa todo seu potencial, mais os dos consoles são ótimos e para mim são praticamente iguais nos dias de hoje, não sei no futuro

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  8. Li que o problema com o gráfico no PS3 é por ele usar o openGL, o XBOX usa o DirectX, dizem ser um pouco melhor.

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  9. eu ns to em duvida ainda entre os dois ns qual compras?
    qual na final é o mais efisiente se fala nos preços ta mi ajudem ae vlw

    email:david.guetta.2012@gmail.com

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  10. Parece que esse outro blog especializado tem uma opinião bem diferente.

    http://tecnototal.forums-free.com/informacoes-dos-processadores-do-ps3-3-e-do-xbox-360-t294.html

    Agora que as especificações da Xbox 360 e Playstation3 foram anunciadas, é possível uma comparação real entre os dois sistemas.

    Existem três aspectos críticos numa consola para comparar:
    • A performance do processador (CPU).
    • A arquitectura do CPU da Xbox 360 tem o triplo do poder de processamento do Cell (processador da PS3) no que toca ao propósito geral.
    • A performance da Unidade de Processamento Gráfico (GPU).
    • O design do GPU da Xbox 360 é mais flexível e tem maior poder de processamento do que o GPU da PS3.
    • Largura de Banda da Memória do Sistema.
    • A Largura de Banda da Memória do Sistema na Xbox 360 excede em 5 vezes a encontrada na PS3.


    O CPU da Xbox 360 tem maior poder de processamento porque tem 3 núcleos para propósito geral, contra apenas um no Cell.

    A reclamada vantagem do Cell está em fazer “stream” de trabalho de pontos flutuantes, que é feito nos seus 7 DSPs (a Sony denomina-os SPEs)

    O GPU da Xbox 360 tem maior poder de processamento que a PS3. Para além disso, as suas características inovadoras contribuem para a performance geral de processamento de imagem.

    A Xbox 360 tem 278.4 GB/s de largura de banda para a memória de sistema. A PS3 tem menos que um quinto dessa largura de banda.

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    1. cara...aonde vc viu essas especificações de sistema? 278 gb de memória dedicada á sistema??? tá loko filho????

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  11. isso da para perceber ate em tv de tubo kkkkkkkkkkkk

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  12. 278 gb nao e de memoria dedicada nao amigo lê direito, 278gb e a largura da banda de processamento!!!

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  13. Sou honesto, só depois do destravamento que as produtoras começam a aprender, já que o destravamento disseca todo o console e a arquitetura percebi isso depois que conseguiram destravar o console de forma efetiva. Porque honestamente comprar um kit de desenvolvimento caro (principalmente do PS3) só para depois começar aprender é dose. Estou estudando Games e programo e realmente programar é um processo de aprendizado continuo e se for só para aprender fazer programas, jogos e etc... Só depois de comprar um kit caríssimo de desenvolvimento fica difícil. Quem programa sabe do que estou falando programar é experimentação e não espero só experimentar depois de pagar caro em um kit de desenvolvimento. É experimentar fazendo Homebrews "Hello Word" jogos de teste, experimentar algoritmos, enfim ir se acostumando com a arquitetura antes de começar botar dinheiro em "jogo" e correr risco de falir.

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