segunda-feira, 24 de maio de 2010

Espaço World News: Controles de movimento.

Fala pessoal da Decades Games! Vocês não devem saber ainda mas o Steve aqui da Decades tem outros Blogs também, e eu e o Guga escrevemos neles (claro, tudo envolvendo Tecnologia e jogos).
O blog dele é o World News e, sempre que eu postar lá, eu vou trazer o post para este blog também, pois acho que deve ser de interesse de todos.

Vou chamar os posts de "Espaço World News". Com isso poderemos ter ainda mais conteúdo no blog disponível para vocês!

Post abaixo.
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Fala pessoal do World News! Eu sou o Marques e vou participar aqui do Blog escrevendo algumas coisas sobre Tecnologia em geral. Eu tenho um outro Blog chamado Decades Games, onde falo sobre o mesmo assunto, só que mais voltado para Video-Games.

Bem, como esse é o meu primeiro post aqui e ,como o Guga já fez uma breve introdução ao mundo dos consoles, hoje eu vou falar sobre o diferencial de cada um. O "porque" de comprar o console "X" e não o console "Y". Também vou adicionar diversos fatos que aconteceram oferecendo um conhecimento mais rico para vocês. Se ficar muito comprido, me perdoem.


Vou tentar ser o mais claro o possível, explicando nomes e especificações que talvez, vocês leitores, podem não conhecer. *E para já ir começando, "Console" é o mesmo que falar "Video-Game"*.

Até antes do meio do ano passado, você poderia escolher um console da seguinte maneira.
- Comprar um Xbox 360/Playstation 3 para se vislumbrar com gráficos lindos;
- Comprar um Nintendo Wii para jogar jogos com o seu sensor de movimento.

Sim, o controle com sensor de movimentação do Wii sempre foi o seu diferencial. Um meio de se destacar entre os outros consoles. A ideia foi maravilhosa e, quando apresentada, criou euforia em todos os Gamers pelo mundo. *Gamers significa "pessoas que jogam, admiram e entendem sobre consoles e assuntos que envolvem os games e grandes produtoras." Ou simplesmente quem joga video-game e gosta*.
Mas ninguém esperava por um porém. O console da Nintendo, o Wii, conseguia reproduzir gráficos com uma qualidade muito menor do que os outros consoles lançados na época (Xbox 360/Playstation 3). Isso fez com que alguns Gamers escolhessem entre o console da Microsoft ou o da Sony, e deixando o da Nintendo de lado, o que não tirou o poder dela, pois vendia mais consoles do que qualquer outro.

Mas isso está prestes a acabar. Finalmente chegamos ao assunto do post.

Controles de captação movimento nos consoles da geração atual



Começaremos do início (?). Várias coisas foram propícias para a criação de controles de movimento para a Sony e a Microsoft. Claro, não que foi exclusivamente por causa dessa situação que eles foram atrás de criar um controle de captação movimentos, mas que ajudou, ajudou.

A situação foi a seguinte: A Nintendo fez um sucesso extremo com o controle de captação de movimentos dele, o que já acendeu uma "lâmpada" na cabeça da Microsoft e da Sony. Querendo ou não, eles teriam que dar um jeito de entrar nesse mercado. E também eles estavam chegando a um ponto em que eles teriam que lançar outro console (de 5 em 5 anos, normalmente), o que seria impossível com as baixas vendas dos consoles e altíssimo custo de produções de jogos por algumas empresas (se lançassem uma nova geração, os jogos ficariam extremamente mais caros do que os atuais). *"Geração de consoles" é um termo utilizado para determinar períodos em que um console com uma capacidade "X" é lançado no mercado, deixando os antecessores muito ultrapassados* Então eles procuraram a saída mais fácil e menos dispendiosa para eles (vocês podem pensar que não, mas grandes empresas como a Microsoft e a Sony estão sempre vendo o que pode acontecer futuramente, então desde cedo eles já se organizam e preparam as suas ações). Criaram um controle de movimento para o console. Com isso eles poderiam "reviver" os consoles dando de 3 a 4 anos a mais de "vida útil" para o console (com isso eu dou a minha estimativa que os próximos consoles devem ser anunciados entre 2013 e 2014). Inteligente, não? Bem... Em partes.


A aposta da Sony. O "novo-velho" Playstation Move


No meio de 2009 tanto a Microsoft quanto a Sony apresentaram os seus controles de movimento. Mas foquemos no da Sony por um momento.


A Sony foi inteligente, mas pouco ousada. Ela pegou um conceito já utilizado pelo Nintendo Wii (captação de movimentos com um controle em uma mão e um controle simples em outra), e melhorou. Deixou o sistema  de captação muito bem feito e com respostas rápidas. Você mexe a mão e o "personagem do jogo" mexe a mão exatamente como você. 
Com isso a Sony não apostou em algo novo, mas sim, aperfeiçoado. Era sucesso garantido visto o quão bem o Wii havia ido nas vendas até o momento.


O problema é o seguinte. O Wii tem seus jogos "100%" feitos para o controle de movimento, ou pelo menos boa parte deles. Com a Sony é diferente. Claro, vão ter jogos exclusivamente feitos para o Playstation Move, mas não vão ser muitos. Talvez terão muitos jogos "bobinhos", o que faria a Sony entrar no mundo de jogos casuais, mas jogos casuais não fazem um console. O Nintendo Wii é recheado de jogos casuais, mas as vendas do mesmo são ridículas (em alguns jogos). *Jogos casuais são os jogos onde a dificuldade não é muito grande. Normalmente ele é bem curto e "bobo", por assim dizer* A aposta da Sony, para garantir o sucesso do Playstation Move, deveria ser fazer jogos exclusivos para o controle de captação de movimentos, e que, esses jogos não fossem "bobo". Creio que quase todos os jogos poderão ser alterados para aceitar a utilização do controle, mas jogos exclusivos fazem a diferença. Eles que são o diferencial para você comprar o console "X" ou o console "Y".





A aposta da Microsoft, o Project Natal


A Microsoft está "estourando o balão" com esse "controle", se assim podemos dizer.
A ideia dela é brilhante. Jogar um jogo sem controles. 


O Project Natal utiliza como "controle" o próprio corpo do jogador, captando ele com um acessório conectado ao console que possuí 2 câmeras, um sensor e um microfone, o que faz o "controle" apresentar também um reconhecimento facial e reconhecimento de voz. Pode parecer confuso e complicado, mas o interessante é que ninguém que fez um controle desse estilo foi levado à sério. Mas a Microsoft "chegou chegando" e investiu pesado no "controle".


Uma coisa interessante é que, já que o Project Natal é sem controles e nunca nada foi feito no gênero, então os produtores não terão como "adaptar" jogos para serem utilizados no Project Natal. Isso faz com que vários jogos exclusivos para o Xbox 360 sejam lançados. O que da uma certa vantagem com as possibilidades de grandes franquias que podem vir a aparecer.


Eu, pessoalmente, estou mais interessado no Project Natal, e a minha opinião é bem racional. A Sony investiu de forma inteligente, mas creio que é difícil que possa aparecer algo inovador e original para o Playstation 3, pois utiliza um sistema de captação de movimento já visto. O Project Natal apresenta "N" possibilidades. Os produtores de jogos podem criar coisas únicas e absolutamente originais para o console da Microsoft. É igual quando a Apple lançou o iPhone/iPod Touch, ninguém imaginava o que estava por vir (no quesito dos jogos). Pelo fato do aparelho conter uma tela Touch, as possibilidades para a criação de jogos foram aumentadas, fazendo o aparelho ter jogos únicos. E com esses olhos que temos que enxergar o Project Natal. Não pensar "Como que tal jogo vai ficar nele", mas sim, "O que pode sair dele que eu não faço nem ideia do que seja?". O peso está todo nas produtoras, para que sejam capazes de aproveitar ao máximo as capacidades do console e do "controle".





A aposta da Nintendo. Continuar na... mesma?



A Nintendo não pronunciou nada de um novo console ou controle para captação de movimentos. O meu medo é ela não fazer nada e ser "massacrada" pela Microsoft e a Sony, que deram um passo a frente. 
Com os controles de movimento de agora, a Nintendo parece ultrapassada e, se não mudar isso logo, talvez ela perca o seu terreno no mundo dos Games.




Então resumindo, se você quiser:
- Comprar o Playstation 3, saiba que vários jogos estão a caminho e você vai poder jogar jogos já lançados antes com o Playstation Move, mas nada muito diferente do Nintendo Wii (em jogabilidade);
- Comprar um Xbox 360, saiba que coisas que você nem consegue imaginar estão por vir e que existem mais chances de você ter vários lançamentos exclusivos para o console;
- Comprar um Nintendo Wii,  saiba que você vai estar comprando um console que apresenta um controle de movimentos já ultrapassado e um potencial gráfico já ultrapassado. Então não espera nada muito diferente do que já teve antes para o console.

Hoje percebemos que temos 3 consoles com diferenciais bem mais visíveis do que nos anos anteriores. Você vai comprar tal console por um motivo mais concreto.

E foi isso pessoal! Eu espero que vocês tenham gostado, e desculpe pelo post tão extenso!

Um comentário:

  1. Pra mim o reinado da Nintendo acaba com a chegada do Move e do Natal!!

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